ANAIS
Os Anais do XXVI CBE / IX CLE estão disponíveis!
Envio de Trabalhos

NOVO: Regulamento do Concurso de Estudantes

Programação (datas) das apresentações de pôsteres.

Programação (datas e salas) das apresentações orais.

 

 

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS POSTERS

 

TIPO DE POSTER:

Os pôsteres deverão ser impressos em papel ou material plástico, de acordo com a preferência dos autores. Não haverá apresentação de e-pôster.

 

EXPOSIÇÃO:

Os pôsteres serão colocados no dia previsto, de acordo com a área temática a que pertence o trabalho, e permanecerão expostos durante todo o dia. A organização disponibilizará o material necessário para sua colocação.

Cada autor deverá permanecer junto ao seu pôster durante o horário estipulado pela Comissão Organizadora (constante da programação do Congresso), quando os interessados poderão conversar e tirar suas dúvidas.

 

DESIGN:

O tamanho dos pôsteres será de 120 cm de altura por 90 cm de largura. Para o design do pôster, fica reiterada a necessidade de respeitar o formato especificado pela Comissão Organizadora.

 

Clique aqui para acessar o Modelo de Pôster.

 

 

SUBMISSÃO

PRAZO PARA O ENVIO DOS TRABALHOS ESGOTADO

Normas para elaboração e apresentação de trabalhos:

Os trabalhos deverão ser enviados em português, inglês ou espanhol, e ser apresentados conforme as orientações abaixo. Todos os trabalhos aceitos pela Comissão Científica serão publicados nos Anais do Evento, na forma de "RESUMO SIMPLES".

Os trabalhos serão apresentados na forma oral ou pôster, porém a Comissão Científica selecionará um número limitado de trabalhos para serem apresentados oralmente. Os autores serão avisados com antecedência.

Para o envio do trabalho é necessário realizar a inscrição. O pagamento deve ser feito até o dia 29 de janeiro de 2016 para que o trabalho seja avaliado e publicado. Cada inscrição dará direito ao envio de até dois trabalhos.

Ao enviar o trabalho o autor deverá escolher a sessão de interesse em que o trabalho será apresentado.

Áreas temáticas

1.   Biologia, Fisiologia e Morfologia
2.   Ecologia e Biodiversidade
3.   Polinização
4.   Controle biológico com vírus entomopatogênicos
5.   Controle biológico com fungos entomopatogênicos
6.   Controle biológico com bactérias entomopatogênicas
7.   Controle biológico com nematoides entomopatogênicos
8.   Controle biológico com predadores
9.   Controle biológico com parasitoides
10. Controle químico
11. Semioquímicos e Comportamento
12. Plantas inseticidas
13. Entomologia médica e veterinária
14. Entomologia forense
15. Entomologia florestal
16. Pragas quarentenárias
17. Resistência de plantas a insetos
18. Manejo integrado de pragas
19. Educação e Etnoentomologia
20. Organismos geneticamente modificados
21. Ácaros
22. Sistemática e Taxonomia

Organização e apresentação do resumo:

O RESUMO deve ser enviado em português, inglês ou espanhol, e ser apresentado conforme modelo de resumo - clique aqui, seguindo estas orientações:

1. Texto configurado em uma única página, papel em formato A4, margens superior e esquerda: 3 cm; margens inferior e direita: 2,5 cm;

2. O texto deve conter, no máximo, 2.000 caracteres com espaço (não incluindo título, autores e instituição). Deve haver duas linhas de separação entre o título e os autores; uma linha entre os autores e filiação institucional; duas linhas entre a filiação institucional e o texto; uma linha entre o texto e as palavras chaves e uma linha entre as palavras chaves e o apoio;

3. Fonte de texto Arial, tamanho 14 negrito para o TÍTULO; 12 negrito para os AUTORES; 10 itálico para a FILIAÇÃO INSTITUCIONAL; 12 para o TEXTO, PALAVRAS-CHAVE e APOIO;

4. O espaçamento entre linhas deve ser simples. O alinhamento deve ser centralizado no Título, Autores e Filiação, e justificado no restante do texto;

5. O TÍTULO deve ser escrito em letra minúscula, somente com a inicial maiúscula e com os nomes científicos devidamente digitados em estilo itálico;

6. O(S) NOME(S) DO(S) AUTOR (ES) digitado(s) em negrito deve(m) estar abaixo do título, com o espaço de duas linhas. Não há limite no número de coautores;

7. FILIAÇÃO INSTITUCIONAL e ENDEREÇO COMPLETO DOS AUTORES devem estar abaixo do nome dos autores, com o espaço de uma linha;

8. O nome e último sobrenome dos autores devem ser escritos por extenso. Os nomes do meio devem ser abreviados. Exemplo: José A. B. Silva;

9. O corpo do resumo deve ser escrito em parágrafo único e deve conter as informações relativas à Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Discussão, sem necessariamente haver a separação ou identificação destes tópicos. Os nomes científicos devem ser digitados em estilo itálico;

10. Cada resumo deve incluir três palavras-chave que definam o assunto e permitam indexação do trabalho. Estas palavras devem ser digitadas em uma única linha iniciada pelo termo: "Palavra-chave" em negrito, separada do corpo principal do texto por um espaço em branco e alinhado à esquerda;

11. As fontes de financiamento devem ser expressas em uma única linha iniciada pelo termo: "Apoio" em negrito, separada da linha das palavras-chave por um espaço em branco e alinhado à esquerda;

12. Recomenda-se rigor na correção e na apresentação dos resumos, pois os mesmos serão reproduzidos nos anais na forma em que forem recebidos, sem revisão técnica e/ou gramatical, sendo, portanto, de inteira responsabilidade do autor;

13. Os resumos devem ser enviados no formato DOC ou DOCX. O sistema não aceitará outro tipo de arquivo.

Secretaria

MEP Eventos & Turismo
Telefone/Fax: (82) 3231-8238
Telefone/Fax: (82) 3231-1335
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